Cachecol em tear de pregos

Como prometi vai aí passo a passo do Cachecol.Existe no mercado alguns tipos de tear, pequeno com 20 pregos,o médio com 36 e o grande com 60 pregos aprox. em madeira,plástico,fixo e regulável.Eu particularmente prefiro o médio de madeira regulável, que me permite trabalhar com qualquer espessura de lã ou linha e deixa o trabalho mais leve quando bem aberto...As fotos não estão muito boas mas foram feitas com muito carinho !!!

Conhecendo o Tear



Esse é o Tear regulável, você vai precisar de uma agulha de crochê, eu prefiro a fina.Numere todo Tear dos dois lados (eu estava com pressa e só numerei até 10 para agilizar a postagem)...mãos a obra !

Cortando a franja



Vai precisar de um livro,papelão etc para fazer a franja..O que determina o comprimento da franja é a posição que vai enrolar a lã, aqui eu fiz num caderno deitado porque quero uma franja curta pois é só uma amostra.Num cachecol normal com 1.40m use o caderno em pé.Um cachecol usa em média 15 pregos dependendo da lã, na amostra vou trabalhar com 10 pregos.
1- Vai precisar de 2 vezes a quantidade de pregos para iniciar e 2 vezes para terminar ( no exemplo preciso de 20 franjas para começar e 20 para finalizar)
2-enrole 20 vezes a lã no caderno e corte
3-enrole mais 20 vezes e reserve para o fim (assim não corre o risco de esquecer)

Iniciando a franja



Vamos fazer conforme a amostra 20 nozinhos na lã (em apenas 20 pedaços)para coloca-las no prego.Procure não deixar muito folgado, eu uso o cabo da agulha de crochê para ficarem do mesmo tamanho

Coloque as argolinha no prego


Coloque 10 argolinhas de cada lado voltadas para dentro

Começando a tecer



Prenda o início da lã no parafuso e vamos passar a lã pelo prego um de cima, o dois debaixo,o tres de cima,o quatro debaixo e assim sucessivamente até o prego 10, preste atenção no ultimo ponto (ele sempre passa no prego de cima e no debaixo)Vamos voltar nos pregos alternados.Quando chegar no prego 1 enrole a lã no tear para não soltar ...

Formando carreiras



Com a agulha de crochê pegue a argolinha da franja que está embaixo e passe para cima até o meio do trabalho...faça isso dos dois lados.Pegue o cabo da agulha e abaixe todos os pontos tendo o cuidado de não sair do prego.

Liberando o trabalho



Aquela primeira lã que amarramos no parafuso deve ser solta,caso contrário ela vai prender o trabalho.Desenrole e passe ela para baixo, junto com as franjas

2ª carreira



Daqui para frente é o mesmo esquema....sempre alternado 1 em cima,2 embaixo,3 em cima,4 embaixo....até o final e voltando 9 embaixo,8 em cima ....chegando no 1 enrole a lã para não soltar...com agulha de crochê suba com as argolinha que estão embaixo até o meio do trabalho (o mesmo que foi feito com a franja).
Não esqueça de abaixar a carreira com o cabo da agulha

tecendo...tecendo

Tecendo e puxando as argolinhas



Puxando as argolinhas debaixo para cima..vamos tecer o comprimento desejado.Em geral um cachecol tem 1.40m sem as franjas,pode também fazer uma tripa fina para usar dobrada no meio como gravata e tudo o que a imaginação criar!!!

Tirando do Tear



Bem, para tirar basta prestar atenção !!!! Agora vamos usar aquelas franjas que reservamos no começo. Temos 2 argolinhas de lã no meio do trabalho, vamos pegar essas duas argolinhas de " dentro ",com agulha de crochê, dobrar uma franja ao meio passa-la dobrada pelas 2 argolinhas e dar um nó.Depois pegamos as 2 argolinhas de fora (que estão no prego) e fazemos o mesmo,dobre a franja, passe pelas 2 argolas e dê um nó.E assim por diante... 2 de dentro e 2 de fora. Sempre nessa ordem..primeiro as de dentro e depois as de fora....Quando fizer a ultima franja retire do Tear e aquele fio que foi amarrado no parafuso (por isso é bom deixa-lo um pouco comprido para localiza-lo)Dê uma puxadinha nele para acertar o trabalho.

Prontinho



Agora é só aparar as franjas...e fazer sucesso !!!!
Qualquer dúvida eu respondo.

Acessórios para forrar botões



Existe no mercado bombê redondo e quadrado, a numeração varia do nº8 ao nº40, com pé de plastico ou metal para tapeceiro.....Vamos começar??

Passo 1



Recorte um circulo um pouco maior que a chapinha a ser usada,e outro tecido menor para o forro (de preferencia um algodãozinho)....

Passo 2



Posicione o tecido com o direito para baixo junto com o forro, no meio do corpo da matriz, coloque a chapinha de alumínio voltada para cima...

Passo 3



A parte mais fina da matriz serve tb para empurrar a chapinha para dentro (até o fundo do corpo da matriz) empurre e retire.

Passo 4



Coloque o pé do botão na tampinha da matriz ,pressione para dentro.

Passo 5



Agora é só prensar a matriz puxando a alavanca para frente.Se não quiser comprar a máquina o martelo faz o mesmo efeito.

Botões prontos



Prontinho...rapidinho.Espero ter ajudado.